domingo, 19 de março de 2017

Na cozinha... frango inteiro assado no forno.



Bom dia!

Ainda não pensaram no almoço? Que tal frango caseiro no forno? Quando o padrinho oferece, nunca digo que não! Este foi temperado no dia anterior para ficar mais saboroso! Se não conseguirem esta antecedência, deixem em tempero, pelo menos, durante duas horas.

Ingredientes:
4 dentes de alho esmagados
1 ramo de alecrim
4 limões + 1
pimentão doce q.b.
pimenta preta q.b.
flor de sal q.b.
água q.b.
alecrim picado q.b.
manjericão q.b.
azeite q.b.

Preparação:
Lavar bem o frango.

Numa tigela, misturar o sumo dos limões (cortar um dos limões em quatro quartos, espremer e utilizar as sobras para rechear o frango), o pimentão doce, a pimenta preta, a flor de sal, a água, o alecrim picado, o manjericão e o azeite. Mexer bem e deitar a mistura para dentro de um saco de congelação transparente, onde caiba o frango. Fechar e reservar.

Rechear o frango com os dentes de alho esmagados, os quartos de limão e o ramo de alecrim. Colocá-lo dentro do saco com os temperos, fechar o saco e rodá-lo de forma a que o tempero o envolva.

Guardar o saco no frigorífico, de preferência, de um dia para o outro, indo abanando o frango de vez em quando para que o tempero se entranhe na carne.

No dia seguinte, pincelar um tabuleiro de ir ao forno com azeite. Retirar o frango do frigorífico e do saco, colocá-lo no tabuleiro e regá-lo com o tempero que ficou dentro do saco. Se quiserem, colocar em volta do frango batata doce cortada em cubos e cenouras.

Levar ao forno a 200ºC, por cerca de meia hora, depois reduzir para 180ºC e deixar cozinhar por mais uma hora (depende muito do tamanho do frango e do forno), sem esquecer de ir regando o frango com o seu próprio molho.

Para verificar se está assado, fazer um corte na parte interior das coxas do frango e verificar a cor da carne.

E está feito! Eu acompanhei com a batata doce, a cenoura e brócolos salteados.

Enjoy life!

Sem comentários:

Enviar um comentário