sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pontos de Vista... resultado do detox paleo.


E o detox paleo acabou... O que mudou? Muita coisa. No início, comecei o detox muito desconfiada. Por um lado, detesto a expressão "produtos proibidos"! Por outro, porque os próprios paleos não se entendiam sobre o que era ou não permitido comer. Produtos como o mel, ou qualquer adoçante natural, carnes processadas, como o fiambre, o bacon, o chouriço ou o presunto, natas, queijo quark, ou fresco, e outros tantos, são permitidos segundo os paleos mais modernos, os mais puristas defendem que não são. Mas como não gosto de comentar nada sem conhecer primeiro, propus-me a fazer o detox. Tentei ser o mais fiel possível a alguns princípios simples: nada de cereais, nada de açúcares, nada de lacticínios, nada de leguminosas, o menos possível de alimentos processados, fruta em abundância, muitos legumes, proteínas e gorduras boas. E assim passei um mês. A primeira semana foi a mais difícil: os níveis de energia foram-se abaixo e o desejo de açúcar triplicou. E olhem que eu não era de muito açúcar antes!!! Na segunda semana, a energia continuou em baixo mas o desejo de açúcar diminuiu. Na terceira e quarta semanas senti a minha energia a voltar ao normal e deixei de sentir falta de qualquer tipo de alimentos proibidos. O que não quer dizer que não os volte a comer (adoro queijo!!!)!

O que disseram a balança e o espelho? Dois quilos a menos e desinchaço abdominal. Acho que nunca tinha visto a minha barriga tão pequena! E, segundo terceiros, a minha silhueta ficou mais bonita 😊

Assim que acabou o detox, o que fazer? No início, dizia que ia a correr comer uma pizza ou um hambúrguer no pão. O que fiz mesmo foi... manter as refeições detox! Ao longo deste mês fui introduzindo novos hábitos na minha alimentação que já estão incorporados em mim. O que é que isto quer dizer? Vou deixar de comer determinados produtos? NÃO!!! Não gosto de proibidos seja de que natureza. Vou voltar a comer aveia, pão, queijo, arroz, massa... mas ocasionalmente. Vou introduzi-los aos poucos na minha alimentação, verificar como reage o meu corpo a cada um e adaptar o meu regime em conformidade. Uma coisa é certa: massas e arroz só em ocasiões sociais. Em casa, só mesmo quando tenho os não paleo comigo 😊

Recomendo este detox? Sim, sem sombra de dúvida! Recomendo o regime paleo? Não. Recomendo, sim, que conheçam o vosso corpo e escolham o que melhor lhe faz. Sem esquecer que a natureza dá-nos tudo o necessário! Saúde!!!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá! Fiz o detox "whole30", orientada pelo livro da Joana Moura "30 dias para mudar de vida". Mas consegue encontrar informação sobre este detox na internet, é só pesquisar. Se precisar de ajuda, é só dizer. ;)

      Eliminar