sexta-feira, 22 de abril de 2016

Curiosidades... como ler rótulos.




Bom dia!!!


Hoje venho falar-vos de ler rótulos! São, tantas vezes, ignorados, mas dizem tudo sobre a composição nutricional dos alimentos e ajudam-nos a escolher o melhor para uma alimentação mais saudável.



O que analisar? A informação nutricional e a lista de ingredientes. Vamos por partes.

Informação nutricional
Tem como objetivo indicar a composição média do produto e o seu valor energético. Regra geral, apresenta: o valor energético (soma da energia fornecida pelo produto), o valor proteico (substâncias responsáveis pelo crescimento, manutenção e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células), os glícidos ou hidratos de carbono (a nossa principal fonte de energia), os lípidos (fornecedores de energia, transportadores de vitaminas essenciais ao organismo, constituintes de diversas estruturas celulares), as fibras (essenciais para o bom funcionamento intestinal) e o sal (sódio). Nos hidratos de carbono pode vir, ainda, especificada a quantidade de açúcares e amido e, nos lípidos, a quantidade de saturados, monoinsaturados e polinsaturados.

Ok, e para que nos serve esta informação toda? E ao que dar valor?

Ora bem, os lípidos (gorduras) saturados são os não benéficos, pelo que devemos evitá-los. Mais do que 1,5g por cada 100g de produto é excesso. Os mono ou polinsaturados deverão ser, em média, 3g por cada 100g.

Quanto às fibras, devem ser consumidas de forma equilibrada. A partir de 6g de fibra em cada 100g teremos um produto com alto teor em fibra.

E o sal? É um conservante e deve ser consumido com moderação. No máximo, deverá ter uma representatividade de 0,2g por cada 100g.

Finalmente, os hidratos de carbono... Um produto com baixo teor de hidratos de carbono tem 5g em cada 100g. Devemos valorizar os alimentos ricos em amido e pobre em açúcares. E ter cuidado com os açúcares escondidos! O que são açúcares escondidos? Todos os conservantes como maltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de açúcar, açúcar invertido, enfim... O açúcar pode estar escondido de muitas formas e não estar indicado na informação nutricional. Aí, temos que ir olhar para a lista dos ingredientes.

Lista de ingredientes
Apresenta todos os ingredientes que constituem o produto alimentar, indicados por ordem decrescente do seu conteúdo. Se os primeiros ingredientes forem açúcares, oses, sal, gorduras, ou se as listas forem muito complexas e com muitos E, esses são produtos a evitar! Porquê? Açúcares escondidos!

E pronto! Espero ter ajudado a clarificar esta coisa do rótulo e a sua importância na hora de escolher os nossos produtos alimentares.

Boas compras!!!🍏🍌🍒

PS: as quantidades recomendadas para cada componente, são informações fidedignas, fornecidas pela presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas 😊 )

Sem comentários:

Enviar um comentário