sábado, 23 de abril de 2016

Mãos à Obra... oregãos da horta.



Bom dia. 


Hoje, para ocupar a mente, resolvi dar uma volta pela horta. Já vos disse que as ervas aromáticas, na minha horta, crescem muito depressa? Pois bem, tenho um canteiro enorme de oregãos e decidi apanhá-los e congelá-los para os aproveitar ao máximo. Como fazer? Mãos à obra!


Recolher os oregãos logo depois do orvalho secar para que já estejam secos da humidade matinal mas não percam os seus óleos com o calor do sol. Depois, limpá-los bem limpos, de forma a retirar terra, insectos e outros pedaços de plantas. Se for necessário lavar, teremos depois de deixar secar totalmente antes de congelar.




De seguida, picar finamente os oregãos. Se preferirem, podem fazer uma mistura de ervas já preparadas para temperar pratos específicos. Distribuir os oregãos picados por uma forma de gelo bem lavada e limpa, de forma a encher metade de cada cubo de gelo. Deitar um pouco de água em cada cubo de gelo, apenas até cobrir os oregãos, sem que fiquem a boiar. Só falta congelar os cubos e, depois de congelados, transferi-los para um saco de congelação, ou uma caixa apropriada para o congelador, fechá-lo, e colocar uma etiqueta com a data. Pode ser usado até dois meses, retirando, simplesmente, um ou dois cubos de gelo para cada utilização (1 cubo de gelo = 1 colher de ervas picadas).

E já está!

Sem comentários:

Enviar um comentário